Conexxão de Impacto

Sobre o Conexxão de Impacto

Sempre imerso na promoção do desenvolvimento sustentável, o Instituto Nexxera em 2017 começou a trilhar o mundo do acesso ao conhecimento a partir do fomento ao empreendedorismo, focado no desenvolvimento dos negócios socioambientais.

Desse ano até 2020, foram realizadas 5 edições do projeto Conexxão de Impacto na perspectiva de desenvolver negócios sociais por meio de uma metodologia e um processo pedagógico próprios, atendendo 236 empreendedores de todo o Brasil. Neste período, o Instituto Nexxera buscou por meio deste projeto ser um catalisador de ideias e negócios sustentáveis com medidas ousadas e transformadoras para a construção da mudança do presente, incentivando novos modelos de produção e de comportamento, melhorando a vida das pessoas e do planeta e construindo um futuro em que ninguém ficará para trás.  

Já em 2021, com o agravamento das desigualdades sociais em razão da pandemia, e atentos a essa nova realidade, o Instituto Nexxera anunciou o seu reposicionamento estratégico em janeiro, passando a fortalecer a sua atuação nas comunidades mais vulneráveis e direcionando o Conexxão de Impacto (entre outros projetos) para regiões periféricas. Assim, micro e pequenos empreendedores, além de pessoas que desejam gerar novas fontes de renda por meio de negócios próprios, passaram a ter a oportunidade de se capacitar no Conexxão de Impacto.

Com aulões e atendimentos individuais, além do lançamento de uma nova ferramenta de disponibilização de conteúdo digital para os alunos, o curso foi conduzido por um dos maiores especialistas em empreendedorismo da capital catarinense, professor Antônio Souza (contratado pelo Instituto Nexxera), e que contou com o protagonismo dos seus alunos, que também compartilharam entusiasmo para colocar em prática suas ideias ou fortalecer seu negócio já constituído. 

Mais de 150 pessoas de comunidades das periferias da região da grande Florianópolis se inscreveram para a nova edição e foram abertas 80 vagas para atendê-los.

Uma jornada que confirma seu compromisso  com a  educação empreendedora gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade com foco em pessoas em vulnerabilidade socioeconômica que se encontram à margem das oportunidades. 

Sua maior essência é contribuir para o desenvolvimento sustentável de pessoas e comunidades periféricas, estando alinhado a um processo inclusivo, de qualidade e equitativo em busca de um modelo escalável e de impacto a quem pretende empreender ou aprimorar o seu negócio a fim de gerar novas fontes de renda e melhorar as suas vidas.

Conteúdos abordados

Metodologia de ensino

0
edições realizadas
+ 0 h
de formação em empreendedorismo
+ 0
empreendedores mentorados
+ 0
ideias e negócios mentorados
0 %
dos participantes são mulheres
0 %
dos participantes são pessoas pretas ou pardas
0 %
têm formação até o ensino médio
0 %
têm uma renda familiar de até 3 salários mínimos

História e Resultados

Nas 5 primeiras edições, realizadas entre 2017 e 2020, este programa focou no desenvolvimento de ideias e negócios de impacto socioambiental. Com essa iniciativa, o Instituto Nexxera buscou contribuir para a construção de um mundo melhor a partir do atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da atuação dos negócios mentorados. 

Em 2017 e 2018, desenvolvemos o projeto em parceria com o SEBRAE/SC, já em 2019 focamos em desenvolvê-lo internamente ao agregar no time um especialista na área do empreendedorismo, que utilizou metodologias e compartilhou conteúdos de ponta. 

Em 2019, o projeto foi finalista do Prêmio ODS Pacto Global devido aos seus resultados, metodologias e sucessos alcançados. Até esse ano, todas as atividades do Programa foram realizadas presencialmente no NexxLabs Soho, espaço de inovação do Grupo Nexxees.

Em 2020, a eclosão da pandemia exigiu adaptações e o programa passou a ser executado totalmente online sem perder em nada a qualidade, com 0% de desistência ao longo da sua realização e com 100% de satisfação. Neste ano, foram realizadas duas edições com o programa rodando remotamente, sendo possível atender empreendedores de impacto do norte ao sul do Brasil, localizados em regiões tanto urbanas quanto rurais.

Em 2021, o programa passou por uma reformulação e evolução na sua metodologia e público atendido de forma a estar alinhado ao reposicionamento do Instituto Nexxera. O foco geográfico passou a ser a Grande Florianópolis para apoiar empreendedores de comunidades vulneráveis da região, sendo a metodologia adaptada para desenvolver profissionais autônomos, microempreendedores individuais e pequenos negócios atuantes nos mais variados segmentos de mercado.

Neste ano, também passou-se a considerar critérios socioeconômicos no processo de seleção para garantir que essa oportunidade de desenvolvimento e capacitação fosse oferecida somente para pessoas em situação de vulnerabilidade. No momento, a 6ª edição do projeto foi finalizada e a 7ª edição está com inscrições abertas. Dessa forma, atualmente tem-se dados socioeconômicos consolidados somente dos alunos da 6ª edição, dos quais ressaltam-se os seguintes: 86,67% são mulheres; 62,22% são pessoas pretas ou pardas 73,33% têm até ensino médio completo; 88,89% têm uma renda familiar bruta de até 3 salários mínimos, sendo que 64,44% tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo; 73,33% dos alunos moram com 2 a 5 pessoas, compartilhando a renda; 46,67% recebem benefícios sociais; e 40% não trabalha, trabalha eventualmente ou está desempregado.

O curso foi ótimo, eu tinha um projeto de montar um curso para manicure iniciante e o professor me ajudou a formar este e mais um pra quem já tem alguns conhecimentos. O professor Antônio é maravilhoso, ele nos ajuda a encontrar o caminho para onde queremos ir. Nas mentorias era assim, tinha um monte de ideias embaralhadas e não conseguia organizar elas. Mas nas mentorias eu consegui organizar, por elas em ordem, por elas no papel. Agora eu tô montando o curso e as mentorias foi o que fez que eu organizasse as minhas ideias e montasse.
Marilene Aparecida de Jesus​
Participante da 6ª edição
Tivemos aulas sem interação, com textos e explicações gravadas em vídeo que funcionaram muito bem, mas também tivemos ótimos momentos nas aulas ao vivo com o professor Antônio, que sempre nos ‘colocou na roda’, ou seja, fez-nos participar ativamente, mantendo a atenção, e perceptivo a cada detalhe de nossas idéias de negócio. Fosse pouco, também tivemos mentorias individuais, que se tornaram aulas extra, com conteúdo exclusivo e diferenciado para cada aluno, conforme suas demandas. E em cada um desses encontros eu tinha a impressão de que uma nuvem colorida de idéias pairava sobre a minha cabeça, soltando raios de novos questionamentos e me fazendo rever quais os melhores passos a tomar. Obrigada de coração!
Denise Medeiros ​
Participante da 6ª e 7ª edição
O curso está sendo maravilhoso, foi de muito conhecimento até aqui. O professor então nem se fala. Eu já tinha minha loja aberta, mas aprendi questões de preços que não sabia e estava fazendo coisas erradas e que o curso me ajudou a aprender (questões de estoques, preço, valores). A equipe do Instituto sempre me apoiou muito, sempre prontos para ajudar, tirar dúvidas… Só tenho a agradecer, meu sonho vai continuar, porém de uma forma diferente, muito melhor. Espero que nunca termine o programa. Eu não queria que o curso acabasse, mas sabemos que temos que dar oportunidade para outras pessoas.
Josimara Bach
Participante da 6ª edição

Quer ser avisado(a) quando as inscrições abrirem?

Inscreva-se na nossa newsletter!

Diogo Chicatto​​
Participante da 5ª edição
Rita Geórgia​
Participante da 4ª edição
Fátima Menezes​
Participante da 3ª edição
Felipe Fagundes​
Participante da 4ª edição