Conexxão
Jovem

O Conexxão Jovem é uma iniciativa do Instituto Nexxera que tem como objetivo o desenvolvimento da educação empreendedora com foco no empoderamento jovem em escolas públicas, por meio da busca de soluções a problemas de sua comunidade ou escola, passando por processos de formação em empreendedorismo.

Lançado em 2018, inicialmente o público do projeto foram as crianças e jovens atendidos pela IDES – Irmandade do Divino Espírito Santo. No ano seguinte, a fim de aumentar o alcance e o impacto gerado pelo projeto, o foco passou a ser alunos do ensino fundamental II de escolas públicas de Florianópolis. No formato mais recente, o projeto objetiva incentivar os alunos a desenvolver pensamentos e atitudes empreendedoras ao desafiá-los a estruturar soluções para a resolução de problemas do ambiente escolar em que estão inseridos.  

Ao final do projeto, temos a expectativa de que os participantes estejam aptos a estruturar soluções de impacto, buscar estratégias empreendedoras para adversidades e que tenham uma nova visão de mundo.

Em 2018, 39 adolescentes foram atendidos pelo projeto.

Em 2019, mais de 600 alunos de 5 escolas da capital Catarinense passaram pelo Conexxão Jovem e suas ideias foram apresentadas ao governo municipal para comunicá-lo dos problemas socioambientais identificados pelos alunos e apresentar as soluções propostas pelos alunos para os seus ambientes escolares.

Em 2020 e 2021, em razão da pandemia e das recomendações de isolamento social, o projeto esteve em stand by, mas retornou suas atividades em 2022 numa nova versão, onde agora a ideia vencedora tem a sua ideia implementada na escola ou na comunidade.

+ 0
Participantes
0
Professores da rede pública capacitados
0
Escolas públicas beneficiadas
0 h
de capacitação para alunos
0 h
de capacitação para professores
0 %
Dos participantes disseram ter modificado a sua visão de futuro
0 %
Dos participantes disseram ter se aberto mais para novos aprendizados
“Eu queria agradecer ao Instituto Nexxera por eu poder levá-los até lá e mostrar pra eles essa possibilidade de um mundo novo, com várias descobertas e que eles podem sim estar lá e mostrar isso pra eles. Mostrar a importância deles no mundo e deixar aí um aprendizado pra eles também, pra eles irem em busca dos sonhos deles. Eles estão na Cachoeira, mas eles podem estar em todo lugar do mundo e eu tenho muito orgulho deles."
Mariah da Silva
Professora de Geografia
“A viagem para São Paulo, assim como toda a trajetória de aprendizado, é uma experiência inesquecível. Além de muitos viajarem pela primeira vez de avião, é uma grande oportunidade de conhecer empresas que são referência em tecnologia e inovação em uma das maiores cidades do mundo. Ao mesmo tempo, buscamos inspirá-los a acreditarem cada vez mais nos seus potenciais e capacidades, a partir das experiências que eles têm acesso nessa viagem. A ideia é construir e realizar sonhos com esses jovens tão comprometidos em tornar não só as suas escolas, mas o mundo melhor para todos nós.”
Andrea Silva
Presidente do Instituto Nexxera até 2020
“Quando eles vieram aqui pra escola eu fiquei bem feliz de poder entrar nesse projeto porque antes eu já gostava dessa coisa de tecnologia e quando a diretora veio e falou tudo sobre isso eu fiquei mais feliz ainda, me deu ainda mais vontade de entrar. (...) A minha visão de futuro depois do Conexxão Jovem é que eu posso mudar o mundo com minhas ideias inovadoras, basta eu ter foco e determinação. O projeto também despertou atitudes empreendedoras em mim, como ver que eu posso mudar e criar, trazer novas ideias pra escola e criar ideias para colaborar e ajudar meus pais.”
Yasmin Suzuki
Aluna Participante em 2019