fbpx

Troca de Ideias com Edsoul

SOBRE O TROCA DE IDEIAS

CONHEÇA O PROJETO

Como um impulsionador para atitudes empreendedoras, o Instituto Nexxera há mais de 5 anos mantém uma grande parceria com o comunicador e educador social Edsoul Amaral no projeto Troca de Ideias.

Com um bate papo descontraído nas escolas públicas sobre prevenção às drogas e a capacidade que cada um tem na superação as dificuldades, mais de 18 mil alunos já passaram pelo projeto em mais de 80 escolas em Santa Catarina. Nos dois últimos anos foram cerca de 6500 alunos atendidos de quase 40 instituições de ensino, além de Ong´s e calouros de uma universidade pública.

No encontro, Edsoul conversa sobre a sua própria história de superação para inspirar e estimular os jovens a encarar as adversidades de forma diferente, explicando que é possível superá-las e conquistar um novo futuro através de um olhar crítico e atitudes empreendedoras.

Nessa oportunidade, também é entregue a cartilha Empreendedorismo da coleção Aventuras Empreendedoras, ilustrada por Rodrigo Schaeffer e elaborada pelo Prof. Eduardo Jara da ESAG Kids – Programa de Extensão da Udesc com foco em auxiliar crianças de 8 a 12 anos e formar novos líderes. 

Troca de Ideias

SOBRE O TROCA DE IDEIAS

RESULTADOS ALCANÇADOS

Em 2018, foram atingidos 3408 alunos em 21 encontros, atendendo o público de 23 unidades de ensino, incluindo 2 organizações sociais. Além disso, destacou-se também o feedback do corpo pedagógico presente nas sessões, que deixou a abertura para o diálogo em sala e em casa como um dos principais ganhos iminentes. Neste ano, ocorreu também  uma parceria com a NSC Escola para apresentação do projeto em 3 unidades de ensino (Alfredo Wagner, Joinville e Monte Cristo).

Em 2019, foram atingidos 3080 alunos em 20 encontros, atendendo o público de 20 instituições de ensino. Um destaque deste ano foi a realização do projeto não apenas para alunos do Ensino Fundamental II como de costume, mas também de estudantes universitários da UDESC – ESAG, oportunidade em que foi abordada a importância da educação, conquistas profissionais e prevenção ao uso de entorpecentes.

Em 2020, em razão da pandemia e das recomendações de isolamento social, o projeto foi retomado no segundo semestre através de lives semanais. O público dessa edição são os alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede pública de Florianópolis e os jovens atendidos pela IDES – Irmandade do Divino Espírito Santo, ambos parceiros do Instituto Nexxera. Além deles, foram convidados os familiares dos colaboradores e aberta a transmissão para o público em geral. 

0+

Anos de projeto em parceria com o Instituto Nexxera

0 mil

Alunos impactados

0+

Instituições de ensino beneficiadas em Santa Catarina

0+

Encontros realizados

Troca de Ideias

SOBRE O TROCA DE IDEIAS

RELEVÂNCIA SOCIOECONÔMICA

O uso de álcool e drogas nos últimos anos tem aumentado num ritmo alarmante e tem ultrapassado todas as fronteiras sociais, econômicas, políticas e nacionais. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2015, promovida pelo IBGE, indica dados alarmantes sobre a saúde de jovens brasileiros. Dos cerca de 2,6 milhões de estudantes que cursavam o 9º ano do ensino fundamental em 2015, 55,5% dos estudantes já consumiram bebida alcoólica, 9,0% experimentaram drogas ilícitas e 18,4% já experimentaram cigarro. Em relação ao consumo atual de álcool e drogas ilícitas, respectivamente, 23,8% e 4,2% dos estudantes tinham feito uso dessas substâncias nos 30 dias anteriores à pesquisa.

0%

Dos estudantes pesquisados já consumiram bebida alcoólica

0%

Dos estudantes pesquisados já experimentaram drogas ilícitas

0%

Dos estudantes pesquisados já experimentaram cigarro

0%

Dos estudantes pesquisados consumiram álcool recentemente

0%

Dos estudantes pesquisados consumiram drogas ilícitas recentemente

Troca de Ideias

FIQUE POR DENTRO DAS

AVALIAÇÕES DO PROGRAMA

Depoimentos

Edna Leopoldo da Silva
Coordenação Pedagógica da Casa da Criança Morro da Penitenciária

“Penso que não devemos desistir deste trabalho com os adolescentes, pois uma troca ou um olhar faz toda a diferença na vida destes seres. Luto por isso e não desistirei, espero deste grupo que continue semeando em vários espaços em busca de fazer a diferença.”

Jean Kindermann
Diretor Adjunto na EEB Mara Luisa Vieira Liberato

“A influência que uma pessoa pública causa nos adolescentes, está utilizando de exemplos de sua vida, colocando-se de maneira clara como um cidadão comum, exposto às mais diversas situações de vulnerabilidade social , assim como as situações semelhantes que os adolescentes enfrentam diariamente, faz com que seu exemplo seja seguido.”

Jamile
Assessora de Educação na Escola Oswaldo Rodrigues Cabral

“Alunos, professores e direção adoramos a palestra e gostaríamos que houvesse uma próxima. Muito interessante e importantíssima para os alunos saberem para qual lado irem, qual melhor caminho a ser trilhado. Contamos com vocês ano que vem. Obrigada.”

Inscreva-se

para receber notícias e novidades

0
atendidas em 12 anos de história

Sobre nós

Somos uma plataforma de Inovação Social que há mais de 11 anos contribui para a transformação da realidade de pessoas e comunidades. Nós promovemos inclusão e transformação social por meio da geração e compartilhamento de conhecimento, desenvolvimento de pessoas e fortalecimento de negócios sustentáveis. Para isso, utilizamos principalmente o empreendedorismo como ferramenta de geração de impacto sustentável.

WhatsApp chat