Conexxão de Impacto
Sobre o Conexxão de Impacto
Sempre imerso na promoção do desenvolvimento sustentável, o Instituto Nexxera em 2017 começou a trilhar o mundo do acesso ao conhecimento a partir do fomento ao empreendedorismo, focado no desenvolvimento dos negócios socioambientais.
Desse ano até 2020, foram realizadas 5 edições do projeto Conexxão de Impacto na perspectiva de desenvolver negócios sociais por meio de uma metodologia e um processo pedagógico próprios, atendendo 236 empreendedores de todo o Brasil. Neste período, o Instituto Nexxera buscou por meio deste projeto ser um catalisador de ideias e negócios sustentáveis com medidas ousadas e transformadoras para a construção da mudança do presente, incentivando novos modelos de produção e de comportamento, melhorando a vida das pessoas e do planeta e construindo um futuro em que ninguém ficará para trás.
Já em 2021, com o agravamento das desigualdades sociais em razão da pandemia, e atentos a essa nova realidade, o Instituto Nexxera anunciou o seu reposicionamento estratégico em janeiro, passando a fortalecer a sua atuação nas comunidades mais vulneráveis e direcionando o Conexxão de Impacto (entre outros projetos) para regiões periféricas. Assim, micro e pequenos empreendedores, além de pessoas que desejam gerar novas fontes de renda por meio de negócios próprios, passaram a ter a oportunidade de se capacitar no Conexxão de Impacto.
Com aulões e atendimentos individuais, além do lançamento de uma nova ferramenta de disponibilização de conteúdo digital para os alunos, o curso foi conduzido por um dos maiores especialistas em empreendedorismo da capital catarinense, professor Antônio Souza (contratado pelo Instituto Nexxera), e que contou com o protagonismo dos seus alunos, que também compartilharam entusiasmo para colocar em prática suas ideias ou fortalecer seu negócio já constituído.
Mais de 150 pessoas de comunidades das periferias da região da grande Florianópolis se inscreveram para a nova edição e foram abertas 80 vagas para atendê-los.
Uma jornada que confirma seu compromisso com a educação empreendedora gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade com foco em pessoas em vulnerabilidade socioeconômica que se encontram à margem das oportunidades.
Sua maior essência é contribuir para o desenvolvimento sustentável de pessoas e comunidades periféricas, estando alinhado a um processo inclusivo, de qualidade e equitativo em busca de um modelo escalável e de impacto a quem pretende empreender ou aprimorar o seu negócio a fim de gerar novas fontes de renda e melhorar as suas vidas.
Conteúdos abordados
- Como vender mais e melhor seus produtos e serviços.
- Como fazer o melhor atendimento e cativar clientes.
- Como fazer a melhor propaganda do seu negócio nas redes sociais.
- Como administrar seu negócio (parceria com a ACIF/NUSE).
- Como controlar suas despesas e o dinheiro que entra no caixa (parceria com o Instituto SICOOB).
- Como se formalizar, podendo emitir Nota Fiscal e contar com os benefícios do INSS.
- Marketing Digital (parceria com a ACIF/NUSE).
- Como recolher os impostos.
- Como conseguir boas linhas de crédito para o seu empreendimento (parceria com a ACIF/NUSE).
- Como lidar com a concorrência.
- Como entender a legislação (parceria com a ACIF/NUSE).
Metodologia de ensino
- Aulas online, para você assistir onde quiser e quando puder
- Acesso ao grupo do WhatsApp com os outros participantes para trocar experiências e aprender junto
- Aulas interativas com mão na massa para você colocar em prática o que aprendeu
- Acesso ao professor através do WhatsApp para tirar dúvidas
- Mentorias/orientações individuais com o professor
- Acesso vitalício a plataforma de conteúdo do projeto
História e Resultados
Nas 5 primeiras edições, realizadas entre 2017 e 2020, este programa focou no desenvolvimento de ideias e negócios de impacto socioambiental. Com essa iniciativa, o Instituto Nexxera buscou contribuir para a construção de um mundo melhor a partir do atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da atuação dos negócios mentorados.
Em 2017 e 2018, desenvolvemos o projeto em parceria com o SEBRAE/SC, já em 2019 focamos em desenvolvê-lo internamente ao agregar no time um especialista na área do empreendedorismo, que utilizou metodologias e compartilhou conteúdos de ponta.
Em 2019, o projeto foi finalista do Prêmio ODS Pacto Global devido aos seus resultados, metodologias e sucessos alcançados. Até esse ano, todas as atividades do Programa foram realizadas presencialmente no NexxLabs Soho, espaço de inovação do Grupo Nexxees.
Em 2020, a eclosão da pandemia exigiu adaptações e o programa passou a ser executado totalmente online sem perder em nada a qualidade, com 0% de desistência ao longo da sua realização e com 100% de satisfação. Neste ano, foram realizadas duas edições com o programa rodando remotamente, sendo possível atender empreendedores de impacto do norte ao sul do Brasil, localizados em regiões tanto urbanas quanto rurais.
Em 2021, o programa passou por uma reformulação e evolução na sua metodologia e público atendido de forma a estar alinhado ao reposicionamento do Instituto Nexxera. O foco geográfico passou a ser a Grande Florianópolis para apoiar empreendedores de comunidades vulneráveis da região, sendo a metodologia adaptada para desenvolver profissionais autônomos, microempreendedores individuais e pequenos negócios atuantes nos mais variados segmentos de mercado.
Neste ano, também passou-se a considerar critérios socioeconômicos no processo de seleção para garantir que essa oportunidade de desenvolvimento e capacitação fosse oferecida somente para pessoas em situação de vulnerabilidade. No momento, a 6ª edição do projeto foi finalizada e a 7ª edição está com inscrições abertas. Dessa forma, atualmente tem-se dados socioeconômicos consolidados somente dos alunos da 6ª edição, dos quais ressaltam-se os seguintes: 86,67% são mulheres; 62,22% são pessoas pretas ou pardas 73,33% têm até ensino médio completo; 88,89% têm uma renda familiar bruta de até 3 salários mínimos, sendo que 64,44% tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo; 73,33% dos alunos moram com 2 a 5 pessoas, compartilhando a renda; 46,67% recebem benefícios sociais; e 40% não trabalha, trabalha eventualmente ou está desempregado.




Quer ser avisado(a) quando as inscrições abrirem?
Inscreva-se na nossa newsletter!









