Arrecadação de
Lixo eletrônico

Você sabia que o tipo de resíduo com a taxa de crescimento mais acelerada no mundo é o eletroeletrônico?

A estimativa é de que, em até 30 anos, sejam produzidas cerca de 120 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Quem encontra-se na liderança do ranking de maiores produtores deste tipo de resíduo é justamente o Brasil, que está em 7º lugar na América Latina. Na prática, isso significa que produzimos 1 milhão e meio de toneladas todos os anos!

O maior problema nem é a produção, é a falta de destinação ambientalmente correta deles, já que entre 60-90% deste lixo NÃO É reciclado ou reutilizado. Isso é assustador! Quando descartados de forma inadequada, os metais pesados presentes nesses resíduos (tais como o chumbo, cadmio e o mercúrio) tornam-se potencialmente perigosos para o meio ambiente e saúde pública.

A boa notícia é que estes mesmos resíduos podem ser reutilizados ou reciclados, colaborando para o desenvolvimento sustentável da sociedade e trazendo benefícios ambientais, econômicos e sociais para todo mundo! Pensando nisso, nos tornamos um Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos eletroeletrônicos para fomentar a logística reversa e assegurar sua destinação ambientalmente adequada.

Dúvidas frequentes

Os itens arrecadados serão destinados a organizações que dão um destino ambientalmente correto para os equipamentos eletroeletrônicos inutilizados e, quando estes tiverem possibilidades de reuso, eles serão recuperados e promoverão o acesso à tecnologia e informática a jovens de baixa renda.

Sempre que você tiver acesso a um lixo eletrônico, seja em casa ou no trabalho, guarde bem guardado. Em breve, teremos coletores específicos para este fim na empresa e contamos com você para trazer tudo o que você arrecadou até lá! Em Floripa, já estamos recebendo diretamente na sala do Instituto Nexxera, localizada no térreo próximo do elevador.

A entrega é na sede do Grupo Nexxees (R. Madalena Barbi, 181 – Centro, Florianópolis – SC, 88015-190). No entanto, pedimos a gentileza de entrar em contato pelo no WhatsApp e agendar a entrega, pois estamos em modalidade de trabalho híbrida (presencial e remota de forma alternada).

  • Pilhas e baterias
  • Toner e cartucho de impressora
  • Notebooks e acessórios
  • Fax e impressoras
  • Aparelhos telefônicos e celulares
  • Aparelhos de CD / DVD
  • Televisores
  • Cabos e fios em geral
  • CPUs e componentes (fontes, placas eletrônicas, memórias, processadores, etc)
  • Monitores CRT, LCD, etc
  • Peças complementares (mouses, teclados, estabilizadores, nobreaks, etc)

Peça para todos os amigos, colegas e familiares guardarem também e lavarem até você o que arrecadaram. Depois disso, basta trazer até a nossa empresa. Quanto mais pessoas participarem, maior o impacto que poderemos gerar #juntos =D

Você pode falar diretamente com a equipe do Instituto Nexxera através do e-mail instituto@nexxera.com.